Jardins

Como fazer um jardim vertical com placas de fibra de coco

Dias atrás me escreveu a Silvia Coca, dizendo assim:
“…Gostaria de saber como montar um jardim vertical, ou painel verde com vasos ( como escoar a água, adubar, cultivar etc.)…”
Bom gente, estamos muito acostumados a ver paredes cheias de vasos presos, treliças recobertas de trepadeiras floridas, mas como seria fazer um jardim vertical corretamente, prático e de forma que as plantas se mantivessem sempre bonitas?!? Fui pesquisar e descobri muitas coisas.
Descobri, por exemplo, que existem várias formas e tecnologias diferentes vindas do exterior que resolvem esse problema com muita facilidade. Regas automáticas, adubação controlada, estruturas com escoamento perfeito e com reaproveitamento de água. Totalmente ecológico e sem dar trabalho. Mas todas elas a um custo elevado.
Pensei: acho que não é isso que a Silvia está procurando. Fucei mais um pouco e encontrei uma solução que sai das treliças, não é tão elaborada a ponto de ficar inacessível ao bolso, e pode acoplar um sistema de regas automáticos, se for da sua vontade: os painéis de fibra de coco.
Varanda recoberta com jardim vertical com placas de fibra de cocoAspargos e prquídeas nos vasos de fibra de coco
Vocês sabem que o uso dos xaxins foi proibido já tem algum tempo. Em função disso desenvolveu-se um sistema em que a fibra do coco misturada à seiva da seringueira, forma um material que se converte em vasos, placas, mantas, painéis, e muita coisa mais. Com esse material é possível construir um jardim vertical a baixo custo, que atua como uma proteína, facilitando o crescimento e enraizamento das plantas. É durável, permeável, um fungicida natural e que vai manter suas plantas saudáveis.
Observem nas fotos como os painéis com vasos foram montados uns sobre os outros.
Como fazer?
  1. Impermeabilize muito bem a parede que irá revestir. Existem produtos apropriados para isso.
  2. Escolha, segundo o tamanho da sua parede, a forma de aplicação, se painéis ou placas com vasos.
  3. Fixe as placas na parede usando parafusos.
  4. Se desejar, instale mangueiras de irrigação. Se a parede for alta, isso facilitará a sua vida. Nesse caso consulte um especialista.
  5. Coloque terra, adubo e plante suas plantas preferidas da forma tradicional.
Placa com vaso de fibra de cocoParede com painéis e vasos de fibra de coco
O bom é que a água que escoa desde lá de cima, cairá sobre o vaso embaixo e assim até o chão. Se a sua parede é externa não há nenhum problema. Se for numa varanda, acople canaletas reservatórias na base da sua parede para controlar o excesso de água das regas.
As plantas mais indicadas para criar volume e dar vista a um jardim vertical, são os aspargos e as ripsalis, que quase nem precisam de terra. Tem também as samabaias. Na medida que crescem, dão vista e fecham os espaços entre os vasos. Mas você pode colocar as flores que desejar, como orquídeas, por exemplo, intercalando com os aspargos. Consulte sempre seu jardineiro sobre a melhor forma de adubar as suas plantas e preste atenção na quantidade de luz que sua parede recebe. Isso é muito importante.
Tenha em sua mente que as plantas e flores levarão algum tempo para chegarem ao resultado pretendido, mas o esforço e a paciência valerão à pena.
Gente, agora é com vocês. Se alguém aí já fez um jardim vertical com outra solução, escreva contando, porque a Silvia gostaria de conhecer outras opções. E eu também.
Fotos: 1. Coquim, 2 e 3. Paula Magaldi, 4 e 5. Coquim



Vasos de garrafa pet para seus cactos, suculentas e outras plantinhas.

Estava vasculhando a net e achei essa ideia muito legal.
E acredito que vai ficar otimo se utilizada por nós viciados em cactaceas...imagine um jardim vertical só de suculentas com vasos de garrafas pet! Uauuuuuuuuuu...demais!
Um dos problemas hoje no mundo é saber o que fazer com as pets! Aquela nova-velha história do reduzir, reciclar, reaproveitar e racionalizar; Precisamos urgentemente superar resistências culturais e econômicas e aprender a utiliza-los, os famosos 4 R's. Se cada um de nós fazermos um pouquinho, o mundo será bem melhor.
A dica que dou aqui foi retirada do site:
http://ecopratico.com.br/blog/2009/06/jardim-vertical/ As fotos são de João Caleffi.
Mas logo postarei aqui o meu jardim vertical também...Quem viver verá. rs
Mas vamos ao que interessa. As imagens são apenas de garrafa pet, mas sabemos que podemos reutilizar "N" materiais, desde da pet ate as latinhas e leite em pó.

Passo-a-passo
1. Corte as hastes do bambu ao meio com o auxílio de um canivete e faça aberturas onde os os ganchos serão presos (foto 1). A altura do bambu e o distanciamento das aberturas devem ser adequados à altura do muro onde o jardim será instalado. A fixação do bambu é feita diretamente na terra (parte inferior) e na face posterior do muro, presa por um gancho (parte superior).

2. Para a fabricação dos vasos, corte a parte arredondada (gargalo) das garrafas PET e abra orifícios ao seu redor por onde as mudas serão inseridas posteriormente.
3. Encha as garrafas de terra e insira as mudas: de duas a três por cada abertura lateral e de quatro a cinco na parte de cima das garrafas. No exemplo foram usadas mudas de Onze Horas e de Kalanchoe.
4. Pendure os vasos no bambu, usando os ganchos de arame (foto 2). No exemplo em destaque utilizou-se arame com 2,5mm de espessura.



Não pode esquecer nuncaaaaa, que o substrato tem que ser sempre bem drenado e que as garrafas além dos furos laterais, tem que possuir furos no fundo para que a água não se acumule, podendo causar prejuizos as plantas.

Com latas de leite em pó.



E num futuro próximo as minhas fotos. rs

Fotos do projeto coco verde- placas de fibra de coco


 Bem...demorei mas voltei aqui.
Quero mostrar a vocês uma placa que recebi do projeto coco verde, e como prometido, testei e volto para os elogios e para a apresentação.

 Como gosto muito de cactos e suculentas, preparei um jardim de mesembs.
Ops!!! Tem uma haworthia ali no meio...detalhes! rsrs
Mas...
As plantas se adaptaram super bem e estão adorando a casinha nova delas, depois de três meses de acomodadas, estão indo super bem. Postei as 3 fases...primeiro a placa pura, depois...as plantas acomodadas e por fim...já florindo...dois meses depois. Qualquer dúvida meu povo! Gritem aqui...rs


Jornal de ontem é o sapato de hoje

Designer Colin Lin, de sapatos feitos com jornal reciclado
Modelo de sapatilha de jornal reciclado
Bolsas de Colin Lin, de jornal reciclado
Dizem que a necessidade é a mãe da criatividade…..ou algo parecido. Quem mora em lugares muito frios, já deve ter enrolado os pés em jornal antes de calçar as botas, pra manter aquecido. Eu sei de muita gente que usa esse segredinho. Mas duvido que alguém tenha pensado em fazer sapatos usando jornal. Sapatos para usar de verdade, sem esconder dentro das botas.
Pois a necessidade de atender um mercado que crescia rapidamente, e precisando de um material mais acessível e de custo baixo, fez Colin Lin, uma designer de calçados de Taiwan, esquecer as dúvidas: usou folhas de jornais. No caso jornais chineses. Colin Lin comenta: “Minha preocupação é o conforto, a moda e o meio-ambiente.”
Artesã montando as sapatilhas de jornal reciclado
Um artesão sapateiro com o molde de uma sapatilha
Recortando as tramas de jornal reciclado e montando os moldes
A experiência dela com o ramo já tinha 26 anos e encontrar uma forma para trançar as folhas não foi complicado. Com apenas 3 folhas e meia ela faz um par de sapatilhas que leva de 3 a 4 horas para ficar pronto e, acreditem, são vendidos por até U$150. E tem as bolsas, que demoram mais, uns 3 dias, e valem não menos que U$260.
Quem disse que um bom projeto de reciclagem não dá dinheiro? Colin já vendeu mais de 4 mil pares desses sapatos, que são forrados com algodão, tem um solado de borracha e não se preocupem: o jornal, depois de trançado, recebe um banho de plástico, que além de dar um brilho leve e melhor acabamento, protege e garante uma vida longa ao par de sapatos.
Solado de borracha do sapatos de Colin LinDetalhe do trançado em jornal reciclado das sapatilhas de Colin Lin
Colin não se faz de rogada e dispara:
Eu contribuo muito pouco para a reciclagem dos jornais que vão para o lixo todos os dias ao redor do mundo. Mas outros fabricantes de calçados e bolsas podem copiar a minha idéia e contribuir com a sua cota para solucionar o problema.”
Tenho certeza de que tem alguém lendo esse artigo, com capacidade para desenvolver um projeto tão bom quanto esse. Quem é que se habilita?
Fontes: The Star On line, CCTV.com